4 de junho de 2012

Jornada Espiritual _A Maior Maratona: Um chamado

Hoje iniciamos nossa maratona. hoje também foi o dia que terminei de ler o livro de Josué em meu ano bíblico, uma conhecidencia pois estamos nestes dias com o projeto "Sou um Josué" e para sermos Josués modernos precisamos ter uma jornada espiritual em nossa vida. 
Vocês sabiam que o nome de Josué não era Josué? Ao nascer, ele recebeu o nome de Oseias, (conhecemos inclusive a história de um outro Oseias na bíblia que Deus usou, mas isso é outra história) no hebraico significa salvação, mas Moisés o chamou de Josué também no hebraico o Senhor salva. Jesus é a forma grega do nome hebraico Josué. 
Josué foi preparado por Deus para liderar os israelitas. Ele foi escravo, liberto, general de um exercito nômade mal equipado, conquistador que enfrentou grandes adversidades, o responsável por divisão das terras conquistadas. Testemunhou milagres extraordinários como as dez pragas do Egito, a divisão das águas do mar Vermelho e rio Jordão, a provisão miraculosa de alimento durante 40 anos no deserto, água que jorrou das rochas, a queda dos muros da cidade, o sol que se deteve e vitórias sobre exércitos de inimigos. 
Quando Deus chama Josué para iniciar sua jornada Ele diz que: Ninguém poderá te resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, como fui com Moisés, assim serei contigo, não te deixarei nem te desampararei. Js cap.1 v. 5  Juntamente com essa promessa de que Deus estaria ao seu lado, Deus relembra outra promessa no verso seguinte, que era herdar a terra prometida. Era Josué quem lideraria o povo para então, finalmente, entrar em Canaã, mas para isso ele precisaria ser forte e corajoso, e Deus repete no verso 7 que seria necessário ser forte e corajoso para cumprir  toda a lei que o servo Moisés tinha ordenado e que ele não poderia se desviar destes ensinos para que pudesse ser bem sucedido onde quer que fosse. Josué deveria falar e meditar nos ensinos noite e dia para ter o cuidado de fazer o que está escrito pois esta atitude o faria prosperar. Esta ordem para meditar na lei de Deus incluía a incorporação de seus ensinamentos ao modo de viver do indivíduo como base para o verdadeiro sucesso.
Esse testemunho bíblico não fica apenas para os tempos de Josué. è um testemunho para o nosso tempo, para a nossa geração. Deus solicita que sejamos como Josué porque Ele quer que entremos na Canaã Celestial. Você já sabe o caminho da vitória.
Dessa história podemos tirar muitas lições mas resumindo: Devemos ter comunhão com Deus, seguir os ensinamentos de Deus e guiar outros pelo mesmo caminho que Deus quer que sigamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

palavra chave