18 de julho de 2012

Fibras para as garotas


Como já sabemos, os alimentos ricos em fibra são muito importantes para a saúde. E são grandes aliados para nós mulheres. Mas primeiramente, gostaria de falar com as garotas.
Meninas que possuem uma alimentação rica em fibras, com cereais, grãos integrais, frutas e vegetais, podem diminuir em 50% o risco de menstruar precocemente (antes dos 12 anos), mostrou um estudo da Universidade de Toronto, no Canadá. Segundo os especialistas, isso ocorre porque a fibras auxiliam na eliminação do hormônio estrogêneo, o que ajuda a retardar a puberdade. E isso só é vantagem garotas, pois a puberdade precoce traz transtornos emocionais, atrapalha o crescimento e aumenta a probabilidade de 10 a 15% de desenvolver câncer de mama no futuro.
Mas se você já passou desta fase continue ingerindo as fibras. Uma dieta rica em fibras e com pouca quantidade de gorduras melhora o funcionamento do intestino (mas lembre-se de beber bastante água), previne doenças do coração câncer e diabetes.E é claro que elas não deixam de nos ajudar no controle de peso, pois estes alimentos ficam por mais tempo no estômago e dão a sensação de que estamos saciadas, então acabamos ingerindo menos calorias durante o dia. 
Então vamos lá amigas. Temos que fazer uma reeducação alimentar. Podemos trocar os alimentos "brancos" pelos integrais. Também podemos fazer deliciosas sopas incluindo as leguminosas que também são ricas em fibra. Faça sanduíches deliciosos de pão integral com cenoura crua por exemplo e outros ingredientes, fica uma delícia. Junto com o sanduíche, prepare um suco natural que é bem mais saudável.
Mas calma aí, não mude sua alimentação de uma vez por todas. Faça isso gradualmente para seu corpo não sofrer e você sofrer junto e acabar desistindo. Essa é a minha dica de hoje.

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