28 de agosto de 2012

Desenho animado pode alterar comportamento infantil


Para cada geração, novos desenhos aparecem, e é muito comum hoje em dia que a tv se torne babá das crianças. Se seu filho acorda e vai direto para a televisão e passa horas na frente dela, é melhor tomar cuidado. O que muitas vezes passa despercebido pelos pais, é que os ingenuos desenhos podem influenciar no comportamento dos filhos.
Existem desenhos que educam e possuem uma preocupação em passar um conteúdo cultural, mas existem também aqueles que destacam a violência e mostram sempre imagens de luta, de guerra e de morte.
É como quando a criança aprende a falar, ela imita a fala dos pais e então desenvolve sua habilidade. Nos desenhos as crianças se encantam e imitam seus personagens. Até mesmos os adultos estão sujeitos a imitar os personagens das telinhas não é mesmo?
Eu mesma já vi e vejo constantemente crianças brincando, imaginando, estar nessas histórias, em que mesmo os heróis ganham as batalhas pela força e não pela razão. Já vi crianças mais novas que quando por acaso vê um desses desenhos, acaba tendo pesadelos de noite. Essas cenas são "demais" para a cabecinha dos pequeninos. Até mesmo nós podemos, quando assistimos um filme com muita ação ou algo do tipo, ficarmos mais agitados, mudamos nosso comportamento. Isso porque nosso cérebro se altera. (mas não quero entrar em neurologia agora, isso daria outro post)
Ao contrário disso, existem tantos desenhos bons que apresentam valores importantes como amizade, solidariedade, preservação da natureza, etc. São esses os conteúdos importântes para que seus filhos aprendam a viver bem em sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o que você gostaria de ler?