18 de janeiro de 2013

Alimentação para Gestante


Olá amigas. Conforme o combinado, vem dividir com vocês algumas dicas sobre esse momento tão importante de nossas vidas, que é o momento da gestação.
Não vou falar aqui sobre toda a nutrição dessa fase, mas como disse são apenas "dicas", das quais tenho aprendido, desde antes de estar grávida, pelo fato de sempre me interessar por esses assuntos, e agora vivenciar na prática.

Em minha última consulta a médica recomendou: pode engordar mais. Pois engordei apenas algumas gramas que é o peso que o próprio bebê engordou. Mas não estou preocupada. Embora seja normal e necessário engordar durante a gravidez, no meu caso estou tranquila porque sei que estou tendo uma alimentação saudável. De que adianta engordar se estiver comendo só coisas que não fornecem a quantidade necessária de vitaminas por exemplo?

Bom, pra falar a verdade, neste momento estou com 2 probleminhas: 

Primeiro, tenho que cuidar para não ficar com anemia pois minha quantidade de ferro está um pouco baixa.  Um pouquinho só. 

Segundo, peguei uma virose. Tive muita diarreia, vômito e dor no estômago durante esses dias. O médico disse que anda tendo muita intoxicação alimentar por esses dias quentes, principalmente nas grávidas, então acabei pegando uma infecção intestinal. Mas me curei com soro, muita água e água de côco. Então lógico, minha imunidade caiu bastante. Preciso me recompor. E nada melhor do que uma alimentação saudável para voltar aos eixos e lembrar de lavar bem as mãos e os alimentos, tampá-los e refrigerá-los adequadamente, tomando muito cuidado com o que como principalmente fora de casa.

Dicas: 
Vitamina A - muito necessária durante a gravidez. Coma diariamente algum alimento da cor laranja. Seja no café da manhã, no almoço ou no jantar.

Feijões (ferro) - sempre é importante combinar o ferro com vitamina C para haver maior absorção. 

Ômega 3 - assim como a vitamina A, também é de necessidade diária pois ajuda na formação do sistema nervoso. Se você é vegetariana, saiba que a linhaça é uma boa fonte.

Cálcio - durante a gestação há carência de cálcio, então, vegetarianas "de verdade", o gergilim e a semente de girassol são boas fontes. 

Necessidade diária de ferro para gestantes
As gestantes precisam de 27 mg de ferro diariamente. Então dos alimentos que como, separei pra vocês uma tabela. Veja a lista de alimentos que sugiro:

carne de cordeiro 2.2 mg
coração, gema de ovo 5,87 mg
pães integrais, cereais e aveia 4,5 mg
salsa 3,1 mg
grão de bico 1,4 mg
ervilha 1,9 mg
lentilha 2,44 mg
agrião 2,6 mg
beterraba crua 2,5 mg
nozes, castanhas 7,1 mg (as castanhas também são fonte de zinco, outro elemento importante durante a gestação)
açúcar mascavo 4,2 mg

Não se preocupe se você não chegar aos 27 mg diariamente, pois o importante é manter com o decorrer dos dias o ferro no seu organismo. E lembre-se, ferro de menos faz mal e ferro demais também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

palavra chave

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...