29 de janeiro de 2014

Como manter a organização da casa com crianças pequenas


Olá pessoal, o post de hoje é um dos que eu já estava a um tempinho querendo postar. Este é um dos assuntos que eu amo: organização do lar! Mas primeiro quero confessar que minha casa não é impecável. Em casa, e na casa de todo mundo sempre tem uma coisa pra se arrumar, limpar ou melhorar, não é mesmo? Mas com um pouco de rotina e colocando em prática algumas dicas que eu vou dar pra vocês hoje, deu pra colocar minha casa em ordem. Atualmente meu bebê está com 8 meses, e já tive dias estressantes que eu pensava: nunca vou conseguir fazer aquela faxina e colocar tudo em ordem. Nestes dias minha neura ficava perturbada rsrs. Larguei mão da neura e comecei a fazer as coisas na medida do possível e ai as coisas foram se ajeitando...
A chegada de um bebê causa muitos aspectos de mudança. Aquela criaturinha chega com tanta bagagem. É preciso remanejar os cômodos e móveis para arrumar um lugarzinho pra ela. Sem falar dos novos acessórios que passam a ocupar os lugares no ambiente. Aqui em casa tivemos que mexer em fios e modificar até mesmo a parte elétrica de alguns locais. Com tudo isso, a primeira dica é:
  • Pratique o desapego! Para iniciar a organização é preciso desatravancar a casa. Comece com 3 caixas: 1 para colocar coisas para doar, 1 para guardar e outra para jogar as coisas fora. Só nesta primeira etapa você já vai perceber que mudou a energia do ambiente. E assim vem junto a motivação para continuar colocando as coisas em ordem. Faça isso sempre que necessário! 
  • Reorganize tudo, mas de forma versátil para poder mudar quando quiser ou precisar. Escolha materiais adequados tanto para a segurança da criança quanto para a limpeza do lar.
  • Determine onde vai guardar as coisas. Se os objetos não tem lugar próprio eles nunca serão guardados. Faça isso analisando a quantidade de vezes que usa, quando usa, enfim, deixe tudo de forma prática para pegar e guardar de volta. Isso mesmo, não ponha de lado. Ponha no lugar!
  • Seja mais rápida que a bagunça. Todo mundo tem em casa aqueles cantinhos onde colocam uma coisa ali outra aqui e quando vê a bagunça se instalou. Então coloque estrategicamente caixas ou outros recipientes decorativos onde podemos guardar provisoriamente estas bugigangas como chaves, cartas, contas e outros objetos avulsos.
  • Esqueça a preguiça. Depois de se dedicar ao trabalho mais puxado que são estes que falei anteriormente, comece agora com a praticidade do dia a dia. Agora este é o ponto de partida: Manutenção e revisão finalizam uma boa organização no lar. Procure sempre deixar a pia limpa. Não acumular louça para o dia seguinte vai facilitar muito as coisas. Limpe a geladeira no dia anterior às compras. Pense no cardápio e faça uma lista de compras planejadas, isso economiza tempo e dimdim. Congele papinhas para ter refeições prontas no freezer para quando precisar em dias mais corridos.
  • O quarto da criança tem que ser agradável. Atraente! Tem que ser um ambiente no qual ela possa interagir "dentro e com" ele. Sabe para que? Para não ocupar toda a casa!!! Sabe quando sua casa está virando um jardim da infância? Usei essa expressão para ser mais light. Mas há casos em que as crianças tomam conta de todos os cômodos. E ai fica difícil manter a organização, concordam? Claro que sua casa não precisa ser daquelas que alguém entra e nem imagina que uma criança vive nela, é necessário que haja movimento, pois isso é vida, mas a criança precisa ter e saber que tem o espaço dela.
  • Junte e arranje lugares fixos para os acessórios da criança. Mamadeiras, copinhos, pratos, talheres, seja o que for, remédios ou outros abjetos devem estar  devidamente em recipientes organizadores. Também facilita muitíssimo deixar a bolsa dela sempre pronta para quando for sair economizar tempo.
  • Use agenda, fichário ou caderno organizador. Eu já meio que falei sobre isso aqui pra vocês. Eu uso agenda e também tenho um caderno onde marco todas as outras tarefas e ideias. Anote tarefas, compromissos e coisas urgentes. Sempre faça uma lista de tarefas para o dia seguinte.
  • Crie uma rotina. Eu sei que tem pessoas que não conseguem viver com ela. Mas é de suma importância estabelecer uma rotina seja ela mais detalhada ou mais geral. Até quem não gosta de rotina, se analisar bem, lá no fundo tem um tipo de rotina. srs. Creio eu, que rotina, é a base para uma organização bem sucedida.
Bom gente, espero que tenham gostado. gostei demais de escrever este post. Lembrem-se que levamos cerca de 21 dias para criar hábitos. E para manter a organização é preciso muita determinação, rotina e disciplina. Assim a vida fica mais prática e não surtamos. kkk

Você poderá gostar de ler também Repaginando a Casa

10 comentários:

  1. Amiga, boa noite!

    Uau, dicas excelentes! Obrigada por compartilhar!!!
    Em tempo: assim como vc, tbm sou adepta da rotina pq se com ela já não é fácil, imagine sem!
    E vou te dizer que o Gabriel está com 2 aninhos (completou em novembro), tenho uma rotina exaustiva pq sou sozinha pra cuidar de tudo (meu marido trabalha em turnos alternados, portanto, como contar com ele?!), estou em meio à tudo isso tentando retomar meus artesanatos, trabalhar melhor meu blog, enfim...
    Não é fácil. Mas como organização é tudo, vivo rodeada de listas de tarefas à cumprir.
    Impossível viver sem elas!!!

    Bjs e, ah, se tivesse sobrado uma fatia do bolo, juro que enviaria pra vc com o maior carinho, viu? :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É amiga, a rotina é td na vida, eu não sou radical, as vezes fujo dela, mas não fico perdida haha... poxa amiga, são tantas coisas msm, temos nossas obrigações e nossas prioridades e ainda temos aquilo que gostamos de fazer e que nos faz tão bem neh!?!?
      Ahhhhhh, não comi o bolo mas ja senti o carinho! obrigada amiga! bjos comadre ;)

      Excluir
  2. Muito bom o post Debora. Sabe, quando não tinha os meninos minha casa era impecável, fazia faxina quase todos os dias, lavava a cozinha pelo menos duas vezes na semana, mas depois que eles nasceram as coisas mudaram, não vou te dizer que fiquei relaxada, mas algumas prioridades mudaram.
    É preciso muita determinação mesmo para manter a organização da casa com duas crianças que não param e não deixam nada no seu devido lugar kkkk.

    Flor, agora sou eu que não estou recebendo as atualizações do seu blog :(
    O novo lay ta lindo, viu? Bem organizado, Parabéns!

    Obg pelos elogios ao lay da Karin e pelo carinho de sempre ^^
    Lindo fds pra vc ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, tbm ja tive uma casa impecável rsrs E como vc disse as prioridades mudam neh... o meu ainda não bagunça mtoo mas precisa de muitos cuidados ou atenção... as vezes tem que parar tudo só pq ele quer colinho haha... mas dps de ter começado a me organizar melhor as coisas não tem saido do controle kkkk

      Excluir
  3. Amiga querida, olá!!!

    Indiquei, com carinho, seu blog à tag "Conhecendo a Blogueira"
    Espero que goste!!!

    http://meudocelarbykarinfilgueira.blogspot.com.br/2014/02/tag-conhecendo-blogueira-um-pouco-do.html

    Bjs e Deus abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. q surpresa boaaa, vou la ver e dps falo com vc! Desde já, mtooo obrigadaa

      Excluir
  4. Oi amiga, bom dia =)
    Já arrumei td por aqui, viu? Estou recebendo suas atualizações!
    Bom domingo!

    ResponderExcluir
  5. Amei as dicas, não deve ser nada fácil manter a casa arruma tendo crianças, srsrs.

    beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim Vanessa, por enqnto o meu não bagunça mto, mas é complicado pq ele quer mtoo ficar no colo, quer mta atenção e cuidados, e a prioridade é ele neh! Mas vale a proposta da organização porque assim não fica td um caos!!! hahah bejão

      Excluir
  6. Oi, Déby... eu adepta da rotina também... Funciona... mas sempre tem algo por fazer, não tem jeito!! a minha baby de 5 meses consegue dormir só uns 10-15 minutos entre as mamadas, então sobra bem pouco tempo para organizar tudo! Mas sabe como é, mãe se vira no 30! No meu caso é me virar nos 5, 10 ou 15 minutinhos... beijos...

    saudades dos nossos papos cabeça... e sem cabeça também! <3

    ResponderExcluir

palavra chave

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...