31 de março de 2014

Life Style | Detox


             Oi povo, estou sumida, mas sem blá blá vou direto ao post que tenho pensado faz tempo. 
Você já deve ter ouvido falar ou lido por ai sobre a Dieta Detox. Esta Dieta é um dos fenômenos do momentos no quesito #bemestar. 
A palavra dieta, popularmente é associada ao sentido de por um determinado período conter peso/fazer regime, embora, no sentido original a palavra se refira aos hábitos alimentares. Ou seja, a alimentação que você tem = sua dieta. 
Sabe porque estou explicando isso gente? Por causa da minha proposta para vocês. 
Detox é a dieta na qual a pessoa fica 1 ou 2 dias (dependendo, até 1 semana) consumindo água, frutas, hortaliças, sucos e chás. Isso depois de passar boa parte ingerindo frituras, bebidas alcoólicas, enfim, tudo que intoxica o organismo. Por isso o nome Detox, de desintoxicação. Aqui é onde entra minha proposta pra vocês. E onde consequentemente vocês vão ficar conhecendo um pouquinho mais de mim. ;)

Eu estava assistindo um programa de televisão e entendi que a Dieta Detox pode se tornar, no sentido original da palavra, um estilo de alimentação saudável para o nosso dia a dia, e não usarmos esta apenas por determinados períodos e continuar enfiando porcarias dentro do nosso organismo. 
Eu tenho um estilo de vida um tanto diferente da maioria das pessoas, muito embora essa questão de hábitos saudáveis estar se tornando muito popular entre as pessoas atualmente. Hoje em dia boa parte do povo está se despertando para criar hábitos saudáveis. Mas então... (gente, preciso me focar, esse assunto é muito amplo e não quero que este post fique enorme, por isso vou procurar ser mais direta).
Eu já consegui mudar muitas coisas na minha alimentação, sei que ainda tenho aspectos que eu preciso me reeducar, mas depois de estudar sobre a Detox compreendi que ainda tem certas coisinhas que poderiam ser colocadas em prática diariamente. Um exemplo: eu gosto de comer nuguets de frango assado, salsicha de peru, hambúrguer, miojo... esses alimentos, todo mundo já sabe que tem alto teor de sódio e muitos conservantes. Isso deixa nosso metabolismo lento. Pois em vez dele usar o tempo disponível para fazer a digestão e queimar as gorduras ele vai passar boa parte desse tempo só pra eliminar as toxinas. E isso vira uma bola de neve no nosso corpo sem contar com a falta de disposição que gera.  Ou seja, a detox acelera o metabolismo. :) Mas isso é apenas um exemplo dos inúmeros benefícios de ter uma alimentação saudável.
Aqui em casa eu uso sal marinho e meus temperos, (ja falei pra vc que estou fazendo uma hortinha neh). Açúcar, quase não uso e o que tem aqui em casa é o mascavo. Não comemos todos os tipos de carnes e nem tem carne todo dia, diria que somos semi vegetarianos. haha Água, pegamos de bica, mas confesso que preciso andar com uma garrafinha pra lembrar de tomar durante o dia, mas 2 copos eu tomo assim que acordo e isso faz muito bem. Nada de suco de saquinho, muita fruta, polpa congelada para suco natural. Nada de café nem chá mate, muito menos bebidas alcoólicas. Cortei os refrigerantes. (na verdade ainda tomo de vez em quando) Aqui sempre tem suco de uva, purinho. (adiciono água para o Nícolas pois é muito forte para ele) Dá pra contar nos dedos das mãos as vezes que raramente faço frituras aqui em casa. Prefiro usar arroz parboilizado. Fazemos pão integral caseiro. Bom gente, não quero ficar falando de mim, até porque eu tenho muitas e muitas coisas das quais eu penso que preciso mudar. Muitas pessoas acham exagero e até mesmo radicalismo, mas eu penso que se não é nenhum martírio pra mim, essas pequenas mudanças vão fazer grande diferença na minha vida e na vida da minha família. Sou responsável pela alimentação do meu filho. E ele vai comer o que eu comer. Precisamos ter moderação em tudo. E penso também que esta é uma questão muito pessoal gente. Já vi muita gente criticando por exemplo o veganismo, e por isso não estou aqui pra criticar pessoas que ingerem o que eu decidi me abster, longe de mim... cada um sabe de si, não é mesmo?! Mas proponho que vocês passam em casa, com calma, moderar o que poderiam melhorar!

Vou passar uma listinha de alimentos que ajudam na desintoxicação:
Fruta vermelhas
Abacaxi
Gengibre
Agrião
Brócolis
Couve
Repolho
Rúcula
Castanhas
Água e água de côco - hidratam e eliminam as toxinas de forma diurética. Acompanhadas dos alimentos, favorecem e redução de líquido no corpo.

Estes são os alimentos Detox, pois ajudam a eliminar as toxinas acumuladas no organismo ajudando o melhor funcionamento dos rins e fígado. Sem contar que são antioxidantes (evita envelhecimento precoce) e ricos em fibras, nos dão sensação de saciedade.
Agora, falando sério gente, eu gostaria de saber de vocês, o que vocês acham dessas pequenas mudanças que podemos fazer em casa aos poucos para adquirirmos hábitos para um estilo de vida mais saudável?






2 comentários:

  1. Bom dia, querida!
    Tenho em minha despensa, alguns pacotinhos desses macarrõezinhos instantâneos, sabe, para emergências - quando, do nada, o Gabriel pede que quer macarrão, por exemplo. Só que nunca faço da maneira tradicional. Cozinho, enxáguo (como o macarrão tradicional) e tempero de formas variadas e leves.
    É preciso muita responsabilidade com as refeições que oferecemos à nossa família mesmo, comadre. Especialmente quando nossos filhos passam saem da papinha para a alimentação familiar.
    Agora, acredite se quiser: café é minha perdição! Não tomo exageradamente, mas sei que ultrapasso a quantidade ideal diária. Portanto, já estou trabalhando encima disso.
    Também não tomo bebida alcoólica.
    Quanto à hortinha caseira... é um dos meus projetos para 2014! A sua demora a ficar pronta? Posta pra gente ver, amiga, por favor?

    Vou recomendar novamente seu post, assim como fiz com o anterior. Utilidade pública!
    Você entendeu como é esse processo, conforme te expliquei no post, aquele dia?
    Qualquer dúvida, me chame, tá?

    Parabéns pelo post e um bjão!
    Deus abençoe e muita saúde sempre pra você e sua família!

    ResponderExcluir
  2. Oi minha querida... vc tah certinha, mas eu não consigo fazer miojo assim, ele é uma das minhas perdições e por isso nem tenho comprado, pois como meu merido trabalha dia sim, dia não, fico tentada a comer sempre (vício). Ai menina, o seu é o café?! kkk, cada pessoa tem uma coisa neh... não adianta, mas q bom q somo conscientes, pois é o exagero q nos pega. Ahh q legal q tah projetando hortinha... A minha tah bem devagar pq infelizmente, não tenho mto as manhas de pegar e fazer sozinha, fico pedindo pro marido kkk e ainda não tah do meu gosto e por isso ta demorando... tbm tem o fato de ainda não ter tds as hortaliças...e tem q casar eu ter a hortaliça a terra e as latas de leite kkk, por isso ainda to trabalhando nela... mas logo tiro umas fotinhas sim... sobre o recomendar, eu entendi sim... inclusive ja tinha ate feito isso em eu blog... é igual qndo compartilhamos uns links no face neh? ou ta falando de outra coisa? um grande abraço apertado comadre.... carinhosamente... Déby e Nícolas...(ele tah aqui querendo digitar tbm rsrs)

    ResponderExcluir

palavra chave

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...