24 de abril de 2014

Limpeza Verde | Caseira | Sutentável


Olá Amadores... já começaram a 2ª parte do nosso projeto 5s? Por falar nisso, ainda não é a semana da limpeza mas, já vim trazer algumas dicas de como frutas cítricas, vinagre e outros itens simples podem ser grandes aliados na limpeza da casa. 
Mesmo que nas prateleiras dos supermercados, de uma forma ou de outra, os produtos busquem  cada vez mais seguir os preceitos da sustentabilidade (por isso vale ficar atento às embalagens na hora de escolher), podemos fazer receitas caseiras que além de deixar nosso bolso contente vão contribuir para minimizar o impacto ambiental. Que tal?

Aqui em casa eu uso produtos industrializados, mas também tenho receitinhas da mãe que são verdes, ou seja, são sustentáveis. 

Vejam as dicas para limpeza caseira: 

Alvejante natural - suco de limão + bicarbonato = alvejante natural eficiente.
Para polir os móveis - 1/2 copo de suco de limão + 1 copo de azeite = solução para dar brilho em móveis de madeira.
Para limpeza das roupas - Se a roupa estiver muito suada é só aplicar vinagre. Se for mancha de gordura é só aplicar detergente transparente. Esfregar um pouco e enxaguar. Depois colocar na máquina.
Para limpar as panelas - Sabe aquela sujeira que gruda no fundo da panela e deixa nossas unhas pretas? kkk . É só colocar um pouco de água + 4 cl de sopa de vinagre e levar ao fogo para ferver. Na hora de lavar fica mais fácil de tirar a sujeira.
Para limpar o fogão - mais uma vez o poder do vinagre branco. É só passar ele e deixar agir por 15 min passar a esponja e pronto. Desengordura. 
Para limpeza do microondas - Você tem 2 opções: a primeira é colocar para esquentar meio limão em um pote de água por 3 min em potência alta, ou, a segunda, é misturar 1/2 água + 1/2 de vinagre branco de álcool por 3 min. 
Quando desligar, espere um pouco e depois é só passar a esponja e pano no interior. Isso também vale apenas para tirar algum cheiro forte que algum alimento deixou no microondas. 
Na limpeza com vinagre, o cheiro fica forte, mas depois desaparece.
Para limpar a geladeira - Na parte de dentro não é recomendado usar certos produtos industrializados, pois liberam componentes que prejudicam os alimentos que guardamos nela que por vez prejudicam nossa saúde. Por isso água + bicarbonato + sabão em pedra neutro = limpeza eficazmente verde. haha

-Agora, cá entre nós... é por isso (um dos motivos) que eu não tempero a comida com vinagre...rsrs... o vinagre funciona bem na limpeza por uma razão química: tem alta concentração de ácido acético. Essa substância desengordura, desinfeta, dá brilho e elimina odores. Isso parece ser bom para o nosso corpo, neh, rsrs, só que não! 
-Aqui no meu bairro passa um carro que troca óleo usado por sabão caseiro. Se onde você mora não conhece ninguém que recolhe o óleo e troca por sabão, você pode pegar em ONGs ou até mesmo fazer em casa. 
-Comprar produtos com refil pode ser um bom passo para economizar na embalagem pois poupa recursos naturais. 
-E por último: lembrar de reaproveitar a água da máquina para lavar o que precisar. Quando eu estava grávida usava da mangueira mesmo para não ficar carregando baldes. Mas é só se organizar e combinar o dia da faxina pra aproveitar a água das roupas. 

E vocês tem alguma dica pra compartilhar com a gente?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

palavra chave