28 de abril de 2014

Projeto 5s | Senso 3


Olá pessoal. Em que pé anda o projeto de vocês? 
Se você perdeu alguma parte do projeto veja a primeira aqui e a segunda aqui.

Hoje vamos ao Sendo 3 - Seiso = Limpeza
Se você concluiu direitinho o primeiro senso (eliminar o que não utiliza) e depois no segundo senso organizou a casa (cada armário, gaveta e caixa), essa fase vai ficar mais fácil.


Aqui em casa, demorou mais eu aprendi uma coisa. Antes eu ia cômodo por cômodo, arrumando e depois fazendo faxina. Demorava bastante. Eu não conseguia concluir a faxina em um dia e quando eu terminava um cômodo o outro já estava sujo, pois a sujeira ia de um lugar para o outro. Agora eu arrumo tudo, (geralmente no dia anterior) e depois saio varrendo a casa inteira, passo pano na casa inteira e assim por diante. Termino muito mais rápido e a casa toda fica com cara de nova. Antes não dava esse efeito pois não dava tempo de fazer tudo. Na verdade, sobre arrumar as coisas, eu procuro sempre ir colocando os objetos no devido lugar. Facilita demais a vida da gente.

O senso de limpeza, na verdade, vai além da faxina (lavar, tirar pó). No projeto, limpeza significa que também, vamos passar óleo na porta que faz aquele barulho. Colar uma coisa que quebrou. Repaginar algo da caixa de segundas chances, além de, é claro, tirar pó de cima dos armários, lustres, quadros e tudo aquilo que fica pra traz na limpeza do dia a dia. 

Depois de fazer isso, estabeleça dias para que vocês sempre tenham o dia da limpeza. Falando nisso. Em todos os sensos, é bom que você consigo que sua família te ajude, pelo menos no quarto deles, com as roupas deles que devem ir para o cesto de roupa suja, não deixar coisas espalhadas pela casa etc. Aqui também entra o fato de manter as coisas limpas. Não deixar acumular sujeira nem bagunça. Sujou - lavou. Quebrou- consertou. Usou - guardou.
Também é bom começar a pensar em separar o lixo - lixo seco - lixo orgânico. Juro que isso ajuda a eliminar a sujeira.

Não posso deixar de falar que este post que fiz sobre manter a organização é muito importante, tenha vc crianças em casa ou não.

O importante aqui no senso então é : aprender a manter limpo. 

4 comentários:

  1. Boa tarde Débora!!!
    Obrigada por sua visita em meu blog, seja sempre muito bem vinda!!!
    E por aqui também divido meu serviço, a casa mantém organizada e no dia da faxina tudo fica mais fácil.
    Muito legal seu blog e com ótimas dicas, espero nos vermos mais vezes...
    Quanto as propagandas do Adsense, eles não nos autorizam a colocar quantos banners e/ou links quisermos, vale ver as dicas que falei, mesmo que você tente colocar mais e no momento eles apareçam, saiba que isso poderá acarretar ao cancelamento da sua conta. Por isso cuidado...
    Qualquer coisa estou sempre a disposição...
    Feliz e Abençoada Semana!!!
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  2. Voltando...rsrsrs
    Estava lendo os comentários e ficou um sem te responder...rsrsrs
    Débora, você não gasta nenhum centavo para manter o Google Adsense, pelo contrário, conforme suas visualizações e cliques nas propagandas você começará a receber seu dinheiro em breve.
    Nunca pague nada a ninguém, com a promessa de que receberá o dobro...triplo...ok.
    Estando cadastrada no Adsense e postando conforme as regras do Google e do Adsense, você irá acumular conteúdo e com o tempo passará a ter números X de visitantes o que te fornecerá uma renda num valor Y de tempo em tempo. Dá trabalho sim, mas com o tempo você verá que vale investir (investir em conteúdo, postagens...e não em pagar) entendido?
    Precisando estamos aí...
    Feliz e Abençoada Semana!!!
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  3. Lá no Japão, a gente seguia isso em todos os lugares, principalmente no trabalho que tem cartazes espalhados pra praticar o 5 S. Isso é uma coisa que se aprende desde pequeno na escola, por isso o povo é tão educado e o país limpinho. Não tem gari nas ruas, não existe essa profissão porque dizem que cada pessoa é responsável pela limpeza, manutenção e conservação de seu ambiente de trabalho e moradia. Acho excelente isso.

    Kisu!

    Kisu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah, to boba de saber... que ótimo... e vc tem toda razão... aprendendo desde de pequeno é esse o resultado msm! Q ótimo! Já escreveu sobre isso no blog? Seu comentário contribuiu mto! kisu pra vc tbm ;)

      Excluir

palavra chave

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...