14 de abril de 2014

Projeto 5s


Conforme o prometido, hoje temos o primeiro post do nosso projeto de organização do lar. Vamos conhecer e usar a filosofia japonesa dos "cinco esses" = 5s

Essa filosofia tem uma história antiga, mas foi nela que o Japão buscou forças pra se levantar da bagunça que a Segunda Guerra Mundial deixou no país. Os japoneses são bons nisso e não demorou muito para o Japão se tornar uma potência econômica.
O 5s é baseado em 5 sensos: Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke. Cada palavra dessa tem um significado e uma forma de usar dentro da filosofia. Seiri é o senso da utilização, Seiton o senso da ordem, Seisou da Limpeza, Seiketsu da saúde e Shitsuke é o senso da autodisciplina. Fonte: discovery
Na minha vida e tenho certeza que na sua também, você tem atividades e responsabilidades que não se resumem apenas a cuidar da limpeza e organização do lar, certo? Óbvio neh! Por isso, vamos a cada semana trabalhar em um senso. Combinado? Teremos exatamente uma semana para colocar em prática o que estarei explicando logo em seguida até que na segunda que vem eu apresente o senso 2 e assim por diante. Portanto meus amores, tirem fotos, comentem e compartilhem suas experiencias lá na nossa fanpage e não se esqueçam, é claro, de comentar aqui. Vai ser muito bom. Dessa forma poderemos nos ajudar com as ideias de cada um.


1ª Semana - Senso 1 - Seiri

Vamos separar 3 caixas. Abrir todos os armários, gavetas, tudo, tudinho de tudo mesmo, e tirar absolutamente tudo que não usamos. Até mesmo aquilo que "pensamos" em usar em algum momento mas não usamos ainda rsrs (se não tirarem vão acabar esquecendo no mesmo lugar sem usar). E então separar nestas caixas o que for para o lixo, o que for para doação e o que for para a segunda chance. 
Como viram, vamos começar com o famoso desapego que eu sempre falo aqui. Vai dar um pouco de trabalhinho passar por cada cômodo, armário, gaveta e seja lá onde mais vocês guardem as coisas. Mas com positividade vocês vão ver que sairá um bom resultado.  Temos que tirar do roupeiro aquelas roupas que não servem mais ou simplesmente aquelas que não usamos (eu tenho mania de usar sempre as mesmas). Jogar fora o que estiver velho, quebrado... ahhh gente, vocês sabem neh!!! E se vocês tem filhos, eles vão ter que participar com os brinquedos ou outras coisas pessoais. E só deixar em casa a última caixa que é a da segunda chance. Cuidado para não colocarem muitas coisas nela. kkk 
E então, semana que vem vamos continuar...  Bjos, conto com vcs!!!

4 comentários:

  1. Amei este projeto, caiu como uma luva para o meu momento atual. Casei tem 10 meses e to aprendendo a ser dona de casa...e organização não é o meu forte!
    Beijo
    E vamos ao Seiri! ;)
    Beijo
    Letícia
    www.leticiapsicologa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Amiga, faço parte do grupo do Yahoo Fly Babies no Brasil - como pode ver, uma versão brasileira de um grupo de organização e otimização do tempo americano.
    O Projeto 5s lá é chamado tão somente de decluter, mas é basicamente a mesma coisa, parte do mesmo processo.
    E baseado até no meu post de hj, veio à calhar me engajar neste projeto.
    Obrigada por compartilhar, amiga, e vamos juntas pra primeira semana!

    Não sabia sobre sua mãe, amiga... :-(
    Sinto muitíssimo...
    Mais uma guerreira, então, né?
    Qual é o nome dela, comadre?
    Gostaria de orar por ela.

    Bjs e que Deus mto a abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Oi Deby.. saudade de vc… O programa ''Santa Ajuda'' do Canal GNT da Sky utiliza esse metodo, e realmente eh muito eficaz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida... que prazer receber sua visita. Saudades imensas tbm! Será q um dia (antes de Jesus voltar) vamos nos rever e nossos filho vão brincar juntos? haha
      Vou procurar se tem GNT aqui nos canais fechados da NET. Vc faz na sua casa? Tenha um bom feriado! bjos

      Excluir

palavra chave

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...