25 de abril de 2014

Vacinas | Pão de Cará e Sopa Fria

Olá, novidades por ai?
Fui levar o Nícolas para tomar a vacina da gripe, enquanto conversava com uma mamãe escutei outra conversando, quando levei um choque. Ela disse que nunca tinha levado o filho pra dar vacina. Pasmei! Mas confesso que fiquei com vergonha medo de me "entrometer" na conversa dela. A comadre do lado estava falando que quando o filho era novinho ele nem chorava nas vacinas, foi quando a outra soltou: "Quando meu filho era novinho eu não trazia pra tomar vacina não." Com aquela cara como se levar o filhinho pequenininho pra tomar umas injeções na perna fossem a coisa mais absurda do mundo.
Chamaram a vez do Nícolas e eu estava tão atordoada que comentei com as moças e elas me reponderam: "O que mais tem é mãe que não traz o filho pra tomar vacina".
Gente... em que época estamos vivendo? Me senti na época de Oswaldo Cruz. Com tanta informação disponível. O que essas mães ficam fazendo da vida? Que ignorância. Eu tenho dó da criança. Deus livre e guarde esses pequeninos. Aqui está tendo vários casos de coqueluche. Por causa da vacina a doença não tem sido tão grave. Imagina uma criança dessas que não é vacinada pega isso ou coisa pior. 
Ai gente. Que boba eu, pensando que a cabeça do povo já estava mais aberta. 
Quando dei aulas no EJA (Educação de Jovens e Adultos) eu explicava as coisas mais simples do mundo sobre higiene pessoal e saneamento básico. Eram pessoas tão pobrezinhas que trabalhavam no canavial. Ai a gente entende essa humildade. Mas eu ainda estou indignada com esse povo que tem até acesso a internet no celular e continua TÃO ignorante. 
Agora falando mais sério. O QUE FAZER PARA ENSINAR ESSE POVO QUE TEM INFORMAÇÃO DISPONÍVEL MAS QUER FICAR NA IGNORÂNCIA? 
Juro que fico pensando nisso. 
Aqui no blog além dos blás blás blás que eu já postei, eu também já escrevi tanta coisa séria. Mas vocês que me leem não são os que precisam aprender. 
Ainda estou aqui pensando, qual seria minha parte nisso tudo. Como educadora cristã, eu me sinto no dever de ajudar de alguma forma.

Vamos mudar um pouco de assunto... Hoje vou compartilhar com vocês 2 receitinhas dessa semana que fiz pela primeira vez e modéstia a parte, ficaram deliciosas. 
Ahhh, antes... aqui do lado >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
coloquei um feed do TUMBLR pra vocês acompanharem as atividades do dia a dia do #diariodeumaamadora . Eu ainda quero melhorar, colocar a foto junto, mas por enquanto vai ficar assim. Mas em baixo aparecem umas fotos do flicker, como já era antes. Lá na fanpage sempre saem as atualizações, mas resolvi deixar aqui no blog pra ficar mais fácil pra vocês. Assim vocês não perdem os artesanatos, passeios, e outras coisas. O último por exemplo, foi um hambúrguer vegetariano que fiz em casa. Não vou fazer um post aqui no blog só pra isso. Coloquei no tumblr e compartilhei. Me pediram a receita e eu fui lá e editei pra compartilhar. Entenderam mais ou menos como uso o tumblr?


Pão de Cará
Ingredientes: 1/2 kg de cará
1 saquinho de fermento seco
2 cl sp óleo
1 cl chá de sal
1 cl sp açúcar
4 xic far. trigo

Preparo: 
Cozinhe o cará descascado até amolecer e reserve a água. 
Numa tigela polvilhe o fermento em 1 xic de água morna do cozimento.
Acrescente o açúcar e reserve.
Esprema o cará e misture na mesma tigela. Misture metade da farinha junto.
Acrescente o óleo e o sal e continue sovando e colocando o retante da farinha. 
Quando a massa não estiver mais grudando nas mãos, cubra e deixe crescer até dobrar de volume.
Depois coloque na forma untada. (Eu modelei em trança)
Deixe descansar por mais ou menos 1 hora e asse. 

Sopa fria de Sagu com frutas
Ingredientes: 
100g de sagú
5 xic de água
1 abacaxi médio
3 goiabas

Preparo:
Descasque e corte o abacaxi em cubos. Coloque em uma panela e ligue o fogo para cozinhar. (não coloque água) 
Descasque (ou não) e corte as goiabas em pedaços. Misture na panela com o abacaxi e deixe até as frutas amolecerem.
Coloque a panela com água no fogo e quando ferver acrescente o sagu. Deixe cozinhar até o caldo engrossar e as bolinhas ficarem transparentes. Feito isso...
(Eu comprei sagu de caixinha sabor morango - vem o pozinho). 
... Você acrescenta o sabor em pó ou coloca suco de uva puro...
Acrescenta as frutas que foram cozidas e deixa mais 1 min fervendo em fogo baixo. 
Deixe esfriar e leve para a geladeira.
Sirva bem geladinho

Eu já falei que não sou chegada em doces, mas esse que é super saudável e sem açúcar eu amei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o que você gostaria de ler?