2 de julho de 2014

Otimizando a Cozinha #1

Organização do lar é um dos meus assuntos preferidos do momento. E conforme divulguei, hoje o post é sobre otimizar - tornar ótimo - seu tempo e espaço na cozinha. 
Quem nunca ouviu que a cozinha é o coração da casa?! Gostando ou não de cozinhar essa frase é realidade para todos. Por isso é importante que esse seja um ambiente funcional. E principalmente se você ama cozinhar aposto que não quer passar tanto tempo assim na cozinha e não poder curtir outras coisas da vida como a própria família, certo?!
Pensando nisso, selecionei as melhores alternativas para maior eficiência e eficácia em busca de melhores rendimentos neste espaço em seu lar. 
Hoje vamos começar falando do formato certo - a melhor disposição para cada tipo de cozinha. 
Tudo será determinado pelo espaço disponível na cozinha, considerando os elementos importantes como portas, janelas, circulação, energia, etc. 

Existe um conceito que se chama triângulo de trabalho - fogão, pia e geladeira. É esse conceito que vamos considerar em cada tipo de cozinha. Observem o formato da cozinha de vocês e se a disposição dos elementos (principalmente do triângulo) facilita o dia a dia de vocês.
Linear - cozinha estreita e longa (retangular) - o ideal é que a pia esteja no centro, entre fogão e geladeira para otimizar o triângulo de trabalho.

Paralela - quando a cozinha tem duas portas o ideal é deixar o fogão e a pia lado a lado e os elementos de armazenagem como geladeira e armários na parede oposta. Isso facilita a circulação.

Em L - um pouco parecida com a primeira. Tem geralmente o triângulo de trabalho em espaço retangular e abre uma área livre que pode ser colocada uma mesa para ficar com a sensação de menos volume.

Linear com ilha - tem espaço mais amplo que a linear. Aqui é possível o triângulo de trabalho literalmente. O ideal é que a geladeira esteja na parede esquerda ou lado a lado da pia. No centro, como temos espaço, pode ser colocada uma mesa.

Em U - parecido com em L mas veja como o espaço do triângulo é grande. Neste formato, o lado esquerdo depois da bancada possibilita um integração com outro ambiente como sala de almoço.

Abrindo um ( que décor mais linda essas cozinhas eim). Espero que vocês tenham entendido e gostado para no próximo post vermos o tudo no lugar - dicas para dispor os utensílios na cozinha.

4 comentários:

  1. Olá, adorei o post. Descobri que a minha é linear e o triangulo está certinho: fogão, pia e geladeira!
    Adorei as dicas!!

    Aproveitando, estou em novo endereço, no blog e no face. Passa lá e curte de novo?
    Mamãe Aprendiz: http://www.mamaeaprendiz.com/
    Facebook: https://www.facebook.com/mamaeaprendiz
    G+: https://www.google.com/+DanielaMartinsZanatto
    Twitter: @danielazanatto
    beijossss

    ResponderExcluir
  2. Adorei o Post.
    Quando pensamos em cozinha só queremos ela linda,mas tem que ser linda e prática rsrsrs
    Bjs
    casadolaguna.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Amei as primeiras fotos... deve custar uma fortuna pra mobiliar uma cozinha no estilo vintage, né?

    K!

    ResponderExcluir
  4. Olá, olha eu aqui novamente!!! rs
    Eu tardo, mas qdo chego... venho para descontar o tempo perdido, viu, amiga?¹ rs

    O dia em que eu chegar aqui e vir um post que eu não gostei ou achei mais ou menos, provavelmente vai chover canivete! Kkkkkkkkk...
    Descobri que a minha é paralela, com o triângulo no lugar certinho! Ebaaaaaaa...
    Qdo era solteira e morava com meus pais, sofria com isso, pois a localização da pia não permitia colocar o fogão por perto. Faltava o mínimo espaço ali, sabe? Ele ficava bem distante. Mto complicado!

    Ai, esse estilo vintage me encanta! Amo!
    Bjs no coração e Deus te abençoe, querida!

    ResponderExcluir

Sobre o que você gostaria de ler?