8 de setembro de 2014

Otimizando a Cozinha #2


Querido diário... eu sei que minha frequência tem sido fraca por aqui. Inclusive o post de hoje é continuação de um que prometi faz tempo. Que vergonha... Mas é por uma boa causa. Tem dias que o filhote não está legal, e ai tem encomendas da décor, rotina de casa pra desacumular e não acumular e por ai vai... Pretendo logo mostrar o resultado da minha rotina no > projeto 5s < pra vocês. Por hora eu vou compartilhar de dicas para otimizarmos a rotina na cozinha. Essa semana cozinhei bastante, e apesar da correria, deu pra curtir esse hobby (de cozinhar) que tanto gosto, sem deixar a cozinha um caos total. 
Na primeira parte do post eu comecei falando sobre o > formato certo - a melhor disposição para cada tipo de cozinha < , hoje eu trouxe uma seleção de dicas para dispor os utensílios e facilitar o dia a dia no coração da casa. Vamos organizar as gavetas e prateleiras?
Diário de uma Amadora

Livre-se daquilo que não usa. Potes sem tampa ou vice versa devem ser descartados. E talvez até uma máquina de fazer massas se você não utiliza. Utensílios danificados podem ir para o lixo e itens em excesso que também atrapalham a otimização podem ser doados.

Divida os objetos como louças, toalhas, talheres de acordo com frequência de uso. O que for usado com mais frequência deve estar em gavetas e prateleiras mais acessíveis. Aqueles de ocasião especial, por exemplo, podem ficar em prateleiras mais altas.

Pense em todos os tipos de utensílios que tem em sua cozinha e organize-os em nichos por categorias. É bom separar por tipos de materiais como plástico, porcelana e inox.

Evite pilhas altas de pratos e copos para facilitar o manejo e evitar acidentes e até mesmo forçar as prateleiras. Enfileire tudo de forma que os itens iguais fiquem em conjunto.

Recipientes como potes de plástico devem ser guardados sem tampa, menores dentro de maiores, do mesmo formato, para evitar que fiquem com cheiro de alimentos e economizar espaço.

Nas gavetas separe além de frequência, também por função e tamanho. Use divisórias e então organize talheres grandes como conchas num lugar e abridores de latas e outros utensílios pequenos em outro.
Vejam que alternativa bacana. Um Diy super fácil e prático.
Se o espaço nos armários e gavetas não for suficiente, use organizadores de parede e outros que podem ser encaixados como se fosse uma cozinha não padronizada, como essas peças pra pendurar talheres grandes e outros pegadores, ou ainda colocar os temperos.

Olha que legal. Eu tenho em casa e me serviu bastante pra colocar umas coisas que ficam soltas, Depois posto o meu pra vocês junto com várias outras coisas que tenho pra mostrar
Gente, olha que máximo, eu quero!!!
O que acham comadres? Espero que essas dicas tenham trazido uma luzinha e que vocês possam olhar para o espaço de vocês para criar meios de facilitar o dia a dia. 
No próximo post, que já está programado e por isso não vai demorar rsrs, vamos ver onde guardar cada coisa. Até breve...

Um comentário:

  1. Oi, Débora
    Muito bom estes posts explicativos sobre arrumação, principalmente da cozinha.
    Ficarei à espera do próximo.

    Bjos e boa semana, Sheyla.
    http://blogdmulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

palavra chave

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...