11 de dezembro de 2014

Fimose Fisiológica

Amigos, faz tempo que gostaria de conversar com vcs sobre alguns assuntos... Mas sem desculpas... (e  pra não ficar em todo post com aquele blábláblá de andar sumida por aqui) vou tentar ser o mais breve e objetiva possível neste post ao relatar minha experiência que acho muito importante para ser compartilhado por aqui.

Sabem, por mais que a gente leia sobre maternidade, sempre tem aquele momento em que a realidade prática da coisa parece que te deixa em dúvidas, mas, temos que fazer uma escolha com razão e coração, não sei se me entendem! Bem... o Nícolas já está com 1 ano e meio e pra quem me acompanha já sabe que passei apuros, sofrimentos que toda mãe em algum momento por algum motivo passa. No meu caso problemas na amamentação e outros q já compartilhei com vcs! O último que não poderia deixar de trazer é o caso da fimose. Eu li outras experiências em outros blogs maternos bem na fase do ocorrido com o Nícolas e isso me ajudou muito, por isso penso "quem sabe eu não ajude alguém por aqui também"!
Todo menino tem naturalmente um excesso de pelinha que cobre o pintinho. Isso é pra proteger de bactérias por causa do cocô na fralda. Isso se chama "fimose fisiológica". Acontece que em alguns meninos essa pelinha é muito fechada (que era o caso do Nícolas), o que dificulta a higiene e deixa bem assado, podendo até causar infecções. Entre uma parte do nosso povo (principalmente os antigos) existe um mito, de que a mãe precisa "arregaçar" essa pelinha pra ela se soltar logo. Quando na verdade a fimose fisiológica vá diminuindo naturalmente até os 3 e 4 anos estar tudo abertinho. Se depois disso não tiver aberto, bem provável fazer cirurgia. Os médicos atualizados ensinam que não se deve ficar "arregaçando" nada, pois um dos problemas que podem acontecer é que cause feridas, e na cicatrização a pele gruda mais ainda o que pode deixar o "problema" pior! (gente, eu aprendi isso na minha graduação em pedagogia, acreditam?) E o sr. pediatra do Nícolas parece que não teve essa aula em sua graduação!!! Gente, dps de banhos de assento pra tirar a assadura, pomadas etc, o médico abriu com tudo o pintinho dele, machucou, sangrou e inflamou. Foi um Deus nos acuda pra tratar do Nícolas que ficou traumatizado! Eu discuti com o médico no consultórios, pq eu não sou ignorante, e ele até confessou que realmente tinha machucado o menino. Teve que tomar antibióticos, sendo que poderia ter sido evitado pois era muito novinho pra isso!
Nessas horas nosso coração de mãe fica apertado, querendo resolver o problema da melhor forma possível. Conversei com muitas mamães. Conversei com outros profissionais (um ou outro ainda pensa de forma ignorante que nem vale a pena comentar) E aliviei meu coração tendo a certeza que meu modo de pensar e cuidar do Nícolas estava certo, mas q tinha q esperar sarar o dodói que o médico fez! Troquei de médico, coisa que andava querendo fazer já mesmo, e depois que ela examinou o Nícolas passou uma pomadinha que eu já tinha ouvido falar, ela vai abrindo a pelinha do menino sem judiar. Gente, será que o sr. pediatra não sabia dessa pomada!? afff
Bom gente, quero indicar este link da página do facebook que conheci faz pouco tempo. Tem ótimas informações e troca de figurinhas!

Um comentário:

  1. Débora, que absurdo! E em médicos assim, um horror! Muito bom texto pras mamães saber que existem outras soluções. desejo que seu filhote esteja melhor.

    Bjos e uma semana maravilhosa!
    http://blogdmulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

palavra chave

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...