19 de março de 2015

Criança tem que brincar | Método Slow Parents


OiOiOi comadres. Já perceberam que este blog é de lua?! Tem dias que estou inspirada pra escrever sobre decoração, e posto um monte sobre festas e outras vezes sobre casas inspiradoras... hora sobre organização do lar, hora sobre plantas, haha. E ultimamente ando escrevendo (ou pensando em escrever) sobre maternidade - educação.
Já faz algum tempo que uma amiga estudante de jornalismo me entrevistou para um trabalho dela que falava sobre brincar. E eu guardei meu texto. Hoje gostaria de compartilhar com vocês (e não vai ser só hoje, esse assunto vai entrar em tag) sobre uma parte desse método que está ganhando força no Brasil também. O movimento #PaisSemPressa.
Originalmente conhecido com Slow Kids ou Slow Parents. Tem como princípio principal incentivar os pais a não lotarem a agenda de seus filhos tornando-os mini adultos e então consequentemente criar pequenos sobrecarregados. O movimento defende o brincar e o tempo para cada coisa sem antecipar as fases da vida.
O texto:

AS CRIANÇAS E O LÚDICO X TECNOLOGIA
HOJE EU FALO NÃO SÓ COMO PEDAGOGA, MAS COMO MÃE TAMBÉM... “CRIANÇA TEM QUE BRINCAR!!!” É BRINCANDO QUE SE APRENDE, OU MELHOR, É BRINCANDO QUE SE DESENVOLVE. O BRINCAR AFETA TODA A VIDA DO SER HUMANO. UMA BOA BRINCADEIRA, AJUDA NO DESENVOLVIMENTO FÍSICO, MENTAL E ATÉ EMOCIONAL. ENQUANTO A CRIANÇA BRINCA DE BONECA E DE CARRINHO, ELA FAZ DE CONTA, INVENTA, CRIA, RACIOCINA E CONSTRÓI SEU SABER. ENQUANTO A CRIANÇA BRINCA, ELA DESENVOLVE A FALA, COORDENAÇÃO MOTORA E A NOÇÃO DE ESPAÇO. SE A CRIANÇA BRINCA COM MAIS ALGUÉM ELA ESTÁ SE DESENVOLVENDO SOCIALMENTE. E AINDA TEM MUITOS OUTROS ASPECTOS, ALÉM DE SER DIVERTIDO.
A MÃE QUE ENTENDE ISSO E TIRA UM POUCO DO SEU TEMPO PARA BRINCAR COM A CRIANÇA ESTÁ CONTRIBUINDO PARA A SAÚDE DE TODOS OS ASPECTOS DA VIDA DESSE SER HUMANO.
ATUALMENTE AS CRIANÇAS NASCEM E RECEBEM BOMBARDEIOS TECNOLÓGICOS DE TODOS OS LADOS... MAS AQUELA QUE TEM ESPAÇO NA VIDA PARA O LÚDICO TEM MUITO MENOS PROBLEMAS COMO OS AFETIVOS, COMPORTAMENTAIS E INTELECTUAIS. AS CRIANÇAS HOJE ESTÃO CADA VEZ MAIS SEDENTÁRIAS. APRENDEM RAPIDAMENTE A MANUSEAR COMPUTADORES E FICAM SENTADAS NA FRENTE DESSES ENTRETENIMENTOS DESDE CEDO COMO VÍDEO GAMES E ESSAS OUTRAS TECNOLOGIAS MAIS ATUAIS. USAM MAIS DE UMA TECNOLOGIA AO MESMO TEMPO E MAIS TARDE TEM DIFICULDADE DE SE CONCENTRAREM EM COISAS MAIS SIMPLES E BOAS. NÃO VÃO PARA OS PARQUES CORRER E ENTRAR EM CONTATO COM A NATUREZA E COM OUTRAS CRIANÇAS, E ENTÃO VÃO APRENDENDO A SE RELACIONAR VIRTUALMENTE E SUPERFICIALMENTE COM O PRÓXIMO. EU DIRIA QUE A MAIORIA DAS CRIANÇAS DE HOJE NÃO ESTÃO TENDO MUITA INFÂNCIA DE QUALIDADE.

EU NÃO SOU CONTRA A TECNOLOGIA. ELA É MUITO ÚTIL E EU FAÇO USO DA MESMA. MAS PENSO QUE ELA NÃO É TANTO PARA A FASE DA INFÂNCIA. TUDO DEVE SER USADO COM TEMPERANÇA E COM UM MEDIADOR, SEJA ALGUM ADULTO DA FAMÍLIA EM CASA OU ATÉ MESMO O PROFESSOR NA ESCOLA. UMA CRIANÇA DE 4 ANOS NÃO PRECISA JÁ ESTAR DOMINANDO UMA TECNOLOGIA. TUDO TEM SEU TEMPO. AS CRIANÇAS DE HOJE TEM TANTA FACILIDADE PARA MANUSEAR OS OBJETOS TECNOLÓGICOS QUE SE POSTERGAR ISSO PELO MENOS UM POUCO NÃO VAI ATRAPALHAR EM NADA PARA APRENDER DEPOIS. MUITO PELO CONTRÁRIO, ELA VAI TER TEMPO PARA SER CRIANÇA E ENTRAR EM CONTATO COM O MUNDO COMO ELE É DE FATO. BOM MESMO É REAPRENDERMOS A BRINCAR PARA INCENTIVARMOS NOSSOS FILHOS PARA QUE ELES TENHAM UMA INFÂNCIA MAIS SAUDÁVEL. 



Um comentário:

  1. Comadre, bom dia! :D
    Estava com muitas saudades de vc e, sinceramente, todas as vezes que chego no seu blog penso, lamentando, o quanto é ruim não ter tempo suficiente para estar aqui com a frequência que ele merece e que eu gostaria!
    Aliás, acho que já falei sobre isso com vc, né?
    Sou fã das suas postagens! Todas elas. Todos os assuntos que posta.
    Todos os dias me admiro com a capacidade que o Gabriel tem de viajar nas brincadeiras, fantasiar...
    Ele tanto brinca acompanhado, quanto brinca sozinho numa boa também. De todas as formas ele se diverte e isso é muito bom, não acha? E aprende. O que é maravilhoso também, né?
    Aliás, preciso destacar o fato de ele ter um raciocínio que me deixa de queixo caído, literalmente!
    Meu esposo e eu, muito embora temos uma rotina exaustiva e meio louca, de tão corrida, sempre separados um tempo para brincar com nosso filho, pq é de uma importância tremenda mesmo.

    Parabéns pelo artigo - excelente como deveria de ser, vindo de vc!
    Um bj em seu coração e no Nic também, viu?
    E obg pela contribuição no post sobre "deschupetar". Amei! Ah, e o Biel também tem o "mimi" dele, o travesseirinho de qdo mais novo, que ele abraça pra dormir! :-)

    ResponderExcluir

Sobre o que você gostaria de ler?