3 de abril de 2015

Quarto Infantil Montessoriano #1


Oi comadres, hoje estou muito contente de vir conversar com vocês neste post. E já viram néh, não tem jeito... mais um post sobre maternagem consciente aqui no blog. Eu acho que deve ser pela fase que o Nícolas está agora - já que este blog é um diário- eu compartilho as inspirações do que vivo no meu dia a dia.
Antes de eu ter o Nícolas eu tive a oportunidade de trabalhar numa escola construtivista que usava o método Montessoriano. Foi uma experiência incrível. Carrego todo o aprendizado comigo. 
Quando eu estava na faculdade eu já tinha estudado sobre a Dr. Montessori. E assim como em outras aulas, eu não pensava só em como eu seria nas escolas como educadora mas principalmente em como eu seria como mãe. 
Um dos pontos que decidi era que meu futuro filho teria um quarto com o método Montessoriano, não o método na íntegra, mas um quarto onde ele pudesse ter o espaço dele. Para ele.
O Nícolas nasceu e eu compartilhei com vocês o quarto aqui no blog (que não tinha nada do método). Arrumei o quarto dele pensando mais na otimização mesmo. Conforme ele foi crescendo eu fui mudando algumas coisas, e principalmente agora que mudei de casa recentemente. (Pena que o quarto ficou menor :/ )

Faço parte de alguns grupos no face que tem como ênfase a maternagem consciente, e percebi que muitas mães e até outros profissionais como decoradores e arquitetos tem trazido o método Montessori das escolas para casa (quarto). E pensei... "Nícolas já caiu do berço, já era pra eu ter trocado isso! Então está mais do que na hora de redecorar o quarto dele."
Confesso que logo em seguida pensei: "Não vai ser fácil, vai dar um trabalho. Vou ter que desapegar do berço vintage de família (que eu mesma restaurei e mostrei pra vocês). Vou ter que mudar algumas coisas aqui em casa pra ficar tudo bem otimizado e sobrar mais espaço pra ele." rsrsrs
Bem... sendo assim, vim compartilhar aqui alguns princípios básicos de Montessori para usarmos com nossos filhos em casa (que vou dividir em 2 ou 3 postagens), e trazer inspirações de quartos de bebês e crianças de 2-4 anos.
Antes, vou resumir bem brevemente a essência do que ensinou Maria Montessori: 
"AJUDA-ME A FAZER SOZINHO" - o método tem como ênfase a independência! É uma liberdade mas com limites. É um estímulo mas que respeita o desenvolvimento natural das habilidades da criança. É o método que estimula a autonomia.

Se você quiser entender sobre esses quartos e de forma mais prática saber como aplicar o método Montessoriano em casa não deixe de ver o > post #2 aqui <

Este método eu diria que é a humanização da educação, pois ele se opõe aos métodos tradicionais que não respeitem as necessidades e naturalidades do desenvolvimento de cada criança. Ele dá espaço para o estímulo e expressão  que se manifesta espontaneamente através do manuseio de materiais. 
Isso me lembra meu TCC rsrs - "Jogos em relação à aprendizagem da matemática..." A gente pode conversar sobre isso outro dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o que você gostaria de ler?