10 de abril de 2015

Quarto Infantil Montessoriano #2

Olá comadres, vou continuar o post sobre princípios básicos de Montessori para usarmos com nossos filhos em casa. Mais especificamente no quarto!
Eu falei que a essência do que ensinou Maria Montessori é: "AJUDA-ME A FAZER SOZINHO"   Se você não leu o primeiro post aconselho que possam ler para entenderem na íntegra sobre esse método ensinado pela Dr. Montessori aqui > Quarto Infantil Montessoriano #1 < 


Princípios práticos do método montessoriano em casa:
  • Liberdade para escolher entre as atividades propostas. - Usar os espaços e cantos do quarto para colocar atividades como por exemplo: um cantinho com livros, outros com brinquedos sensoriais, outro com mesinha e cadeirinha.
  • Liberdade para movimentar-se e explorar o espaço.
  • Mobília de tamanho adequado. Itens da criança na casa de tamanhos adequados para ela. - Jogo de talheres e utensílios de cozinha são bem comuns, mas no método podemos ver as camas bem baixas, prateleiras e nichos para que a criança possa ter acesso aos materiais.
  • Liberdade de explorar com as mãos. - No meio dos brinquedos (materiais) é bom ter conjuntos que estimulem o sensorial, conjuntos que estimulem a linguagem, conjuntos que estimulem a vida quotidiana como vassourinhas, conjuntos de ciências e até matemática como formas geométricas para encaixar.
  • Liberdade para se concentrar enquanto estiver brincando. - Neste momento não é necessário interferências, bagunça e fala alta. Aqui entra a ordem e relativo silêncio. A mãe pode mostrar como se faz quando for necessário.
  • Participar da rotina da casa. - Guardar os brinquedos, pegar a pá de lixo para ajudar a mamãe e outras coisinhas são atividades que "gastam tempo" dos adultos mas são de grande investimento para o desenvolvimento da criança.
O método aconselha que tudo esteja na altura da criança. Eu não sigo o método na íntegra e por isso achei legal esta foto pois tem o roupeiro e a adaptação de um acessório onde foi colocada as roupas e sapato para estimular a criança a se vestir sozinha. 
O quarto deve acompanhar a idade da criança. Para os bebês eu separei esta foto pra mostrar as barras que auxiliam quando ele está aprendendo a andar e a decoração na altura dele juntamente com as prateleiras. O espelho é outro aspecto importante pois ajuda o bebê a se reconhecer como indivíduo e existem atividades que podem ser feitas em frente do mesmo. Aqui não consegui filmar ainda, mas é bem engraçado quando eles começam a usar o espelho e nas atividades dá pra se divertir bastante com o filho. Outro dia eu conto sobre isso pra vocês.

Aqui um quarto para crianças de 2 - 5 anos. A cama um pouquinho mais alta.

Decidi criar um marcador para este tema pois garimpando na web encontrei muitas coisas que gostaria de compartilhar com vocês. Espero que tenha contribuído em algo para vocês e que vocês tenham gostado das inspirações.

7 comentários:


  1. Ah eu acho o máximo essa idéia de quarto montessouriano, com certeza quando tiver o meu baby vou aderir a essa idéia, beijos

    ResponderExcluir
  2. Que legal! Eu também sou professora de arte e trabalho em uma escola maravilhosa de educação infantil, onde a criança é vista como protagonista. Adorei o post.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NIna, q massa, não sabia q vc era prof. E que bacana q trabalha em uma escola assim! bjos

      Excluir
  3. Que proposta linda...uma maneira de estimular a criança no seu próprio espaço! Vou compartilhar o post na fanpage do meu blog!
    Beijo
    www.leticiatomsik.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lê, logo logo estarei compartilhando o quartinho do Níc. Fico feliz q gostou, e que honra poder ser compartilhado na sua fanpage hihi

      Excluir
  4. Olá Débora!
    Querida, obrigada pela visita e fiquei feliz de ter gostado dos detalhes da minha lavanderia.
    Logo que postar mais fotos, como pediu, te aviso, ok?!
    Sabe, que me identifiquei com determinadas arrumações no quarto do meu filho!
    Bjos!

    ResponderExcluir

palavra chave

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...