3 de maio de 2015

Lugares para os utensílios da cozinha morarem


Olá Amadores, como estão os dias por aí? Por aqui um clima prazeroso e dias corridos mas tudo correndo tranquilamente.
Ano passado iniciei uma série sobre Otimização da cozinha. Eu falei sobre os formatos de triângulo de trabalho, passei dicas de como dispor tudo em seu lugar e como deveríamos guardar cada coisa para organizar e otimizar nosso tempo. Foram 3 posts, um complementava o outro e na época me ajudou bastante. Se vocês quiserem conferir é só entrar aqui > Otimização da cozinha <
Conforme eu havia falado, na época eu estava um tanto insatisfeita com minha cozinha, principalmente pelo fato de ser pequena e não poder estar com tudo no seu devido lugar pois tive que remanejar por causa do Nícolas. Mas isso passou. Eu me mudei e o Nícolas cresceu. Estou numa casa com armário embutido e embora sua arquitetura não tenha o triângulo de trabalho correto deu pra me divertir organizando os tantos de gavetas e prateleiras que agora eu tenho kkk do jeito que passei para vocês naquela série de postagens. 
Meu próximo passo agora é poder adicionar aquela decoração que venho falando aqui num post e outro, sobre louças à mostra etc...
E também acontece que a gente nunca sossega néh?! Cá estou eu buscando soluções para mudar e melhorar sempre! Pensando assim, em soluções práticas, trouxe mais um post hoje com mais dicas para a praticidade da cozinha. 

A cozinha é um lugar muito usado e vocês concordam que é o, ou se não um dos, ambientes mais fáceis de juntar bagunça. Uma relaxada e a bagunça se acumula. O que certamente dificulta também a limpeza. Se você ler os outros posts da série vai concluir que se você definir um lugar fixo para cada utensílio morar você encontrará facilidade para manter a organização e praticidade para cozinhar e limpar. E o post de hoje é sobre isso: dicas muito práticas para facilitar o dia a dia nela.
Veja as principais dicas selecionadas por mim:
  • Siga uma rotina sobre organização do lar. E limpe sua geladeira no dia anterior ao da feira. Vou confessar que já dei essa dica para vocês mas me falta pontualidade. Depois que tive o Níc a geladeira vive suja por fora. Por dentro eu sei que limpo rápido mas eu acabo dando prioridade pra outras coisas. :/
  • Agora eu tenho um espaço maior para a dispensa. Lembrem-se que é importante separar o espaço de mantimentos fechados e outro espaço para mantimentos abertos. Além disso é ideal ter um outro espaço para os itens diários, como os do café da manhã.  Eu também tenho um espaço só para os temperos dentro do armário, enquanto não encontro um que fica exposto do meu gosto na cozinha.
  • Use e abuse de organizadores. Faça uma adaptação de objeto para isso ou faça os seus próprios. Tenha cestas para colocar coisas pequenas tipo porta trecos. E não abra mão de apoiadores para evitar que suas coisas fiquem sujas de azeite, óleo e outras coisas que possam dificultar a limpeza. Além de tudo você ganha espaço.
  • Estabeleça limites para armazenar as categorias. Como estou numa cozinha maior, preciso confessar, andei aumentando as coisas :/ Mas o certo é pensar no que realmente precisamos e desapegar do que não usamos ao invés de ir tomando conta de todas as prateleiras e gavetas.
  • Vocês se lembram quando eu falei que precisamos analisar na sala onde a bagunça costumeiramente se instala e então arrumar uma caixa ou algo para colocar as cartas, contas e tudo que se acumula neste local? Faça assim em tudo na casa. Hoje especificamente na cozinha. Aqui tenho uma pequena bancada sob controle na pia. Mas tenho uma outra no lado paralelo que mais vive cheia de coisas do que não :/ É por isso que devemos arrumar um lugar para que cada utensílio possa morar. Tire tudo de cima da bancada, limpe e arrume um espaço para o utensílio, mesmo que seja o lixo. Ahhh vou confessar... eu uso essa bancada pra deixar minha agenda, caderno organizador e as coisas que uso no artesanato enquanto cozinho algo, como minhas tesouras, caixinha de tecidos, colas, enfim, tudo que vou usar daqui a pouco de novo. 
Costuma-se dizer que uma casa organizada é aquela que quando uma visita precisa procurar sozinha algo sua casa ela encontra facilmente. Pense assim de sua cozinha! Vamos juntos dar um up?!

Um comentário:

  1. Oi Débora que lindas essas imagens.
    Por aqui a nossa cozinha é bem pequena segue as proporções da pequena casa
    só tenho realmente o necessário para uma boa refeição. Mas trago tudo organizado...
    A semana passada pequei uma iluminação de rua e grudei na parede acima do fogão kkk
    para iluminar essa região de fogão e pia kkk acima de nossa pequena mesa de refeições
    coloquei uma luminária pendente. Adoro essa iluminação de interrogatório estilo
    o poderoso chefão kkk.
    Aqui por dentro da casa sempre tem uma coisinha que entra e outra coisinha que sai...e vou trocando;
    destrocando na medida do possível.
    Tanto dentro ou fora o foco está no bem estar então a cozinha tbm está nessa.
    Abraços
    Janicce.

    ResponderExcluir

palavra chave

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...