25 de maio de 2015

Porque gosto de dar livro de presente para criança | 5 dicas de incentivo


Eu não tenho dúvidas na hora de escolher que um livro divertido é sempre o melhor presente para se dar para uma criança. O difícil é fazer com que os adultos entendam que dar livros é sim um presente bacana e que isso é um ato importante. 

Todo mundo gosta de ganhar presentes. Principalmente as crianças. Presentear com livro é uma forma de despertar na criança que a leitura tem seu valor, além de ser um incentivo pois em muitas casas a compra de livros infantis não é prioridade.

Frenquentemente mães amigas comentam comigo sobre as dificuldades do filho em relação ao desempenho escolar se tratando de leitra.  Não é novidade para ninguém sobre a importância e os benefícios da leitura, mas a verdade é que mesmo assim os adultos deixam muito a desejar quanto ao incentivo da leitura. 

Eu costumo dizer que desde a barriga após o 5º mês de gestação, quando o bebê já pode ouvir, a mãe pode começar a ler para seu filho. Aqui começam os benefícios que são vários e não apenas para criar hábitos de leitura.
1- Livro de pano para bebês. O Nícolas tem um brinquedo de pano desta marca e ele vem com experiências sensoriais, um livro que estimula todos os sentidos.
2- Livro de plástico, geralmente usado no banho, mas o interessante é que o bebê pode por na boca.
3- Livro sensoriais: o da foto é de sons, mas existem de muitos tipos, certamente estes livros interativos atraem e estimulam o manuseio.
4- Livro em 3D é apenas mais um exemplo de como os pais poderiam investir em comprar estes materiais para criança brincar e aprender ao mesmo tempo

O bebê nasce e comportamento da família influencia diretamente os hábitos da criança. O novo membro vai crescendo e a família tem o papel de mostrar para a criança que ler não é apenas para fazer as atividades escolares e sim para ter prazer. 

Ler para ter prazer. Ler para estudar. Leitura dinâmica e descontraída para se informar. 

Ler para se aventurar!

Se você tem bastante espaço na sua casa, seria ótimo decorar um espaço assim para a leitura. Mas a verdade é que não importa o tamanho do seu espaço, separar um cantinho atraente para os livros infantis é sempre um bom investimento.
Vejam só que bacana essa ideia de reutilização de paletes para organizar os livros da criançada.

Separei algumas 5 dicas para desenvolver em seu filho o gosto pela leitura. Algumas delas são sempre a minha resposta para quem vem me pedir ajuda.

1- Leia para seu filho. Quando seu filho é um bebê você deve criar o hábito de ler para ele mas quando ele aprender a ler, embora você deva incentivá-lo a ler sozinho, você não deve parar de ler para ele um bom livro de histórias. Ler em voz alta para o filho proporciona que ele tenha experiências de compreensão e aventura, e dai vem também o gosto pela leitura.
2- Seja um leitor assíduo. Os pais são o exemplo. Tenha em casa revistas e livros e não deixe para le-los quando eles estiverem dormindo. Seus filhos precisam saber que você lê para se informar.
3- Tenha um espaço com livros em casa (cantinho da leitura). Livros de adultos e também um espaço atrativo para livros infantis que estejam acessíveis para seu filho desenvolver autonomia. Enquanto escrevo o Nícolas está pegando os livrinhos dele, colocando em cima do sofá e abrindo para "ler". Morro de amor.
4- Incentive a leitura antes de dormir. Esse é um bom hábito a ser desenvolvido, sem contar que é melhor para a saúde dormir após ler do que assistir tv.
5- Faça atividades que tragam a leitura para o cotidiano. Seu filho precisa relacionar a leitura com o dia a dia. Faça com ele por exemplo, gelatina, lendo a receita em voz alta, ou se ele já for alfabetizado, peça para que ele te ajude lendo a receita. Mostre um livro de animais e leve-o ao zoo.


Um comentário:

  1. Débora, minha linda, olha eu aqui tentando colocar minhas visitas em dia... rs
    Saudades de vc e desse seu cantinho, que é tão adorável e nos faz sentir em casa!
    Sabe que desde que me descobri grávida, lia para o meu bebê? Verdade!
    O primeiro livro que comprei para o Gabriel, foi a Bíblia Ilustrada Infantil que, inclusive, é a nossa leitura antes de ele dormir, todas as noites.
    Fazemos assim: eu leio um trechinho e ele "lê" do jeitinho dele, rs, outro. Daí ele ora agradecendo pelo dia e eu oro também.
    É um momento tão especial do nosso dia, sabe?

    Vc disse uma verdade, amiga. Infelizmente, a maior parte dos pais não dão à devida importância à incentivar a leitura.
    Sempre opto por presentear com livros. É algo que sempre achei importante e muito prazeroso, inclusive. Mas muitas vezes fica visível a feição de desagrado dos pais. Que triste é isso, viu!
    Ainda assim prefiro ser eu mesma e continuar a incentivar algo que é fundamental para as crianças, não é verdade?

    Amei o post, fica com Deus e um super bj, querida! <3

    ResponderExcluir

palavra chave

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...