13 de julho de 2015

Nícolas desmamadeirado e deschupetado ✓



Olá Amigos. Hoje eu vim contar um pouquinho sobre as últimas semanas, sobre ter tirado a chupeta e mamadeira do Nícolas. Não é objetivo deste post falar do porque dei mamadeira e chupeta, já falei um pouco disso em outros posts, mas sim de compartilhar a experiência... e logo estarei relatando sobre o desfralde também!
A mamadeira ele já estava largando mesmo. É que sempre comprei copinhos diferentes para ajudar o Nícolas a tomar o leitinho dele já que ele é bem enjoado pra isso. Então eu estava sempre com novidades para atraí-lo. Até que ele foi acostumando com o copinho e eu parei de dar na mamadeira. Simples assim. Não fez falta.


Agora, a chupeta...
Eu falei para vocês que ele teve laringite, e nestas noites frias, com nariz entupido, ele estava chupando menos pra respirar pela boca. Mas já fazia um tempo que eu estava observando que ele usava para dormir e depois que dormia largava. Chegou até algumas noites a dormir sem. Como ele não pedia eu não oferecia, mesmo que demorasse mais para ele dormir!

Objeto de transição é comum na primeira infância e é importante para o desenvolvimento emocional da criança. O do Nícolas é o urso! 
Mas o Nícolas era bem ligado na chupeta dele. Durante o dia, em determinados momentos, ele pedia e pedia...

Nós gravamos o dia em que ele entregou as chupetas. Colocamos dentro de uma caixa. As chupetas acabaram e a caixa deu alguns presentinhos. Eu comprei coisas simples mesmo, mas que sabia que ele ia gostar, como: estojo da Peppa, canetinhas, massinhas, jogo de prato, copo e talheres com estampa de urso... No dia que ele me entregou as chupetas ele estava meio indeciso srsrs, mas ele já tinha passado o dia e noite anterior sem chupeta, e eu já estava conversando com ele sobre esse momento que chegaria.

Claro que ele pediu naqueles horários que eu citei ai em cima. Mas é nesta hora que temos que ter firmeza, paciência e tempo. Sempre converso na altura dele, olho no olho, calmamente. Lembrava ele que a chupeta acabou, que ele já fez 2 anos, enfim, a história toda, e oferecia alguma atividade, como brincar com as coisinhas que ele ganhou. Logo ele esquecia. E não foi tão difícil como eu pensei que seria.

O importante nestas horas  é estarmos confiantes. Uma vez que se tira, tem que tirar mesmo!!! O vai e volta atrapalha essa conquista da criança. E é isso mesmo, você precisa transparecer um momento de conquista para ela! Na primeira semana nós fazíamos uma festa pela manhã porque ele não "precisou" usar chupeta. Sempre com muito diálogo. Aqui é assim desde novinho, já falei para vocês. (As vezes ficamos pasmos por aqui com as coisas que ele entende.) E ele colava um adesivo da Peppa e do George na casinha... depois ele mesmo arrancou tudo para brincar e colar pela casa rsrs.

Minha mãe disse que estou querendo que ele cresça antes da hora. rsrs (na verdade acho que nós pais que muitas vezes infantilizamos muito as crianças e acabamos prejudicando o desenvolvimento deles) Não é bem assim... é importante lembrar aqui que a chupeta tem "n"s prós e contras. O Nícolas fez 2 anos e quase 2 meses. Eu percebi que ele estava preparado. Logo logo vamos desfraldar e eu não queria deixar para tirar tudo de uma vez só. Também foi bom tirar agora pois ele ainda não entende que pode ir na loja e comprar mais chupetas. Os dentinhos dele que estavam indo para frente já estão quase completamente no lugar de volta. O uso prolongado pode causar problemas na musculatura além de muitos outros contras. Ele estava preparado e eu era quem estava um pouquinho insegura preguiçosa com a trabalheira que poderia dar.

Normalmente a criança fica uns 3 dias pedindo. Mas ele pediu no 4º, 5º, 6º e 7º rsrs, só que com menos intensidade a cada dia. Além de eles terem que se acostumar, eles também testam a gente só pra ver se cedemos. Criança faz isso o tempo todo! Teve um dia que deu a impressão que ele pediu por costume, mas ele mesmo lembrou e parou de falar... sabe quando começa uma frese e não termina?!

Então é isso pessoal. Assistam o vídeo lá no meu canal no youtube. Falando nisso tem alguns outros vídeos lá e pretendo postar outros para compartilhar mais do diário com vocês. Se você nunca comentou aqui no blog, escreve aqui pra mim pra eu saber quem você é pois eu gosto bastante de trocar figurinhas...

3 comentários:

  1. Que bom que você soube administrar muito bem isso, sem dramas e com firmeza! Parabéns!!
    Bjos e uma boa semana,
    http://www.dmulheres.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Tem que ser persistente mesmo.Você foi muito adequada nesse processo tão estressante que é a retirada da chupeta!
    Beijo
    www.leticiatomsik.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Aqui o Biel não pegou chupeta (para o meu sofrimento quando era bebê, mas facilitou agora rsrs), mas a Mari foi bem difícil de tirar, só tiramos com 3 anos. Ela trocou as chupetas e mamadeiras por uma bicicleta no natal! Mas o negócio é esse mesmo, esperar eles estarem prontos. Agora estou as voltas com o desfralde do Biel!
    Um beijo!
    www.mamaeaprendiz.com

    ResponderExcluir

palavra chave

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...