25 de setembro de 2015

Lanchinhos saudáveis e coloridos | Rotina de refeições do Nícolas


Olá pessoal, preparados para o fim de semana? Muita luz e sol por aqui! Espero que por ai o tempo esteja lindo também!
Hoje vamos continuar o post sobre hábitos saudáveis de alimentação para nossas crianças. No > outro post < nós vimos que ter uma alimentação balanceada e saudável desde a infância traz inúmeros benefícios para o crescimento e protege o organismo para a vida adulta, além de que é na infância que eles vão com mais facilidade adquirirem práticas para uma melhor qualidade de vida no futuro.
Vou compartilhar com vocês como é a rotina de refeições do Nícolas e trazer duas dicas básicas para garantir uma dieta saudável.


Como toda criança ele já teve um dia ou outro, ou as famosas "fases" que toda criança tem de não querer comer direito e nós mamães ficamos de cabelos brancos néh rsrs... mas atualmente eu já disse pra vocês que eu estou super contente pois além de comer bem em qualidade ele também está comendo bem em quantidade. 
Ele já teve fases de não querer mamá, já teve fases de praticamente não comer nada de arroz e feijão, fases de preferir só algumas frutas. Toda mãe sabe que nestas horas a gente arrisca até fazer algo que diria que não faria jamais quando tivesse filhos néh?! Por aqui foi assistir tv enquanto comia. Durante os episódios de Peppa era uma colherada atras da outra e se eu bobiasse ele não comia mais...então eu aproveitava.... mas vamos voltar ao post?! rsrs
Eu procuro sempre colocar nas refeições do Nícolas alimentos práticos, até porque no dia a dia com tantas coisas pra administrar não dá pra viver na cozinha; mas também não abro mão de uma boa comida caseira, longe de industrializados que só trazem malefícios. Evito no dia a dia alimentos gordurosos e rico em açúcares. Aqui nada de fritura, refrigerante, bolacha recheada e suco artificial por exemplo. E acredito que sou a mãe mais feliz do mundo quando ele pede pra abrir a geladeira e me pede umas castanhas para beliscar. Morro de amor e orgulho! Claro!


Coma 5 cores ao dia!
Minha preocupação atenção diária é deixar o dia colorido de alimentos. Alimentos coloridos, além de atrair a atenção das crianças, também garante que elas recebam os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento. Variar o cardápio também garante isso. O programa 5 ao dia é uma campanha para nos lembrar de comer 5 porções de vegetais de cores diferentes a cada dia. Conheçam mais > aqui <.


Colocar um alimento de cada grupo!
Sempre observo se estou colocando todos os grupos de alimentos nas refeições. Vamos relembrá-los? Energéticos, construtores e reguladores. 

*******Então por exemplo:
Quando o Níc acorda ele mama e depois de uma meia hora ele faz o desjejum com frutas e pães. Aqui já temos as frutas (de cores diferentes) que são reguladores e o energético que é o pão, um carboidrato que faço em casa muitas vezes também. Aahh, e o mamá que é um construtor pois é uma proteína.

No almoço temos o arroz e as proteínas vegetais (construtores) como o famoso feijão do prato brasileiro que as vezes é trocado por grão de bico, lentilha e outros tipos. E mais cores que são os vegetais do almoço (reguladores) que geralmente, como não somos vegetarianos, apenas semi, se é assim q se pode dizer rsrs, faço junto com alguma proteína animal (me deu um nojinho escrevendo dessa forma). Após o almoço ele sempre pede a sobremesa que também é uma fruta ou 2. 

Antes da soneca da tarde ele mama de novo e quando acorda faz um lanchinho de frutas novamente com algum acompanhante tipo pão de queijo ou biscoitos diversos tipo polvilho, queijinho, pipoca, iogurte (veja uma receita aqui). Aqui nesta refeição varia bastante mas as frutas nunca faltam. Outra coisa que não falta em casa é suco de uva integral. Ele é até mais chatinho pra experimentar outros sabores de sucos.

Um pouco mais tarde tem o jantar e antes de dormir outro mamá. 

Então comadres, o que acharam desse post? Espero que eu tenha conseguido ser clara para falar sobre os grupos e cores de alimentos e também possa ter dado alguma ideia compartilhando a nossa rotina daqui de casa. Fiquem a vontade para compartilhar alguma dica também ou falar da rotina de vocês. Um grande abraço. Fiquem com Deus.

Me sigam nas redes @debora_eline

7 comentários:

  1. Oi Débora; é muito bom incluir desde cedo esses alimentos;
    pois no futuro é algo bem natural de se alimentar assim...
    Então... fiquei bem feliz de saber que logo ira se mudar; que bacana!!!
    Não é fácil; mas é um estilo de vida; Pois quem manda é a natureza; e nem
    sempre as coisas acontecem como queremos mas nem se compara
    com o estilo da cidade grande; a gente aprende muito; Nícolas vai aproveitar bastante...
    Abraços;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janice, é verdade, embora eu já more no interior, ficar longe da zona urbana vai me trazer algumas mudanças e uma nova adaptação, mas vale a pena! estou muito ansiosa... amo ver o Nícolas curtindo a natureza!

      Excluir
  2. Minha linda comadre, sabe que se até mais ou menos um mês atrás eu andava preocupada com a alimentação do Gabriel, graças à Deus e à minha persistência, hj não estou mais.
    A questão é que qdo comia apenas papinha ainda, o Gabriel aceitava de tudo. Eu colocava até quiabo e jiló na papinha dele, acredita? E ele comia às colheradas!
    Qdo maiorzinho, já partilhando da refeição familiar, ele foi meio que se assemelhando ao paladar do meu marido, que digamos, não é assim nada muito amigável, sabe? Aliás, meu marido somente agora, em dieta, é que está diversificando mais nos alimentos.
    Mas não desisti; persisti em oferecer variedades de legumes, frutas e verduras e hj fico pra lá de feliz vendo ele comer buquezinhos de brócolis, por exemplo, aos montes!

    Esse programa 5 é tudo de bom pq é bem direto e objetivo, bem claro. Fácil de entender e prático para se lidar no dia a dia, né?
    Um bjão e que Deus abençoe vc e sua família linda! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahh amiga, eles vão crescendo e mostrando suas preferencias néh, mas ainda dá tempo de irmos ajudando eles a gostarem de tudo que é bom! Infelizmente eles vão também seguindo os exemplos dos pais haha, mas q bom q vc conseguiu, pode se orgulhar viu hahah
      você disse tudo, é fácil e prático o programa 5!

      Excluir
  3. Oi Débora, eu sei bem como são essas fases da alimentação dessa molecada!!!! Seu filho come super bem, fica tranquila, mas mesmo assim não podemos descuidar, não é mesmo?
    Obrigada pelo seu carinho no blog, e claro que pode me chamar de amiga! Sobre onde moro, logo logo farei um post explicando as mudanças que estão acontecendo na vida da minha família, fique de olho!
    Beijinhos, fiquem com Deus e linda semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juni, vou ficar de olho sim, estou ansiosa hahaha

      Excluir
  4. Oi florzinha! Adorei o post. Aqui estou super de olho na alimentação, mas tem um pecado que cometo conscientemente de que não é certo: comer em frente a TV! Na verdade era um hábito que tínhamos, eu e o marido, antes de ter filhos, e os meus filhos sempre foram difíceis para comer. Hoje a Mari come bem, mas por muito tempo foi assim, assistindo TV e eu metendo colheradas bem cheias na boca, sem saber se aceitaria a próxima, então tinha que aproveitar cada uma kkkk... O Biel ainda não é muito fácil de comer. Tem dias que ele senta na mesinha dele e manda ver... outros dias come menos da metade, outros só umas colheradas. O mesmo legume que ele comeu um dia super bem, outro dia ele rejeita. Vai entender... fases né? E a gente vai tentando de todos os jeitos fazê-los comer bem!
    Um beijo!!!
    www.mamaeaprendiz.com

    ResponderExcluir

palavra chave

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...